3/23/2006

.... a quinta aula ...

Chegou mais uma segunda-feira e com ela mais uma aula de Projectos Curriculares, ihihihih....

É verdade! Mais uma simpática aula de Projectos Curriculares! Mais uma aula para aprender, aprofundar e explorar novas oportunidades de aprendizagem. Esta aula foi dedicada aos temas portfólio e competências.

Para explorarmos o tema portfólio corrigimos o questionário que a docente nos propôs na segunda aula. Assim, cada aluna respondeu à pergunta que lhe pertencia. Eu falei sobre os tipos de portfólio e o que estes contêm. Não irei aprofundar este tema neste blog, uma vez que elaborarei um site (portfólio on-line) onde gostaria de incluir este tema.
No entanto aqui fica um pequeno resumo:

O portfólio é um conjunto de trabalhos elaborados onde a sua organização não obedece a regras explícitas, visto que é a sua produção que caracteriza o sucesso e a procura de melhores formas de apresentar um trabalho deve ser uma tarefa pessoal e diferente de caso para caso. No entanto, podemos identificar vertentes orientadoras de uma análise e avaliação de um portfólio, tais como, a originalidade, a criatividade e a qualidade.

Mas, se estiver, realmente, interessado neste tema consulte um destes sites:


Penso que foi uma boa opção da docente não aprofundarmos demasiado o tema acerca do portfólio uma vez que já o fizemos em outras cadeiras. No entanto, foi importante relembrar estes conceitos pois iremos elaborar um portfólio on-line. Foi, também, importante definir os tópicos comuns a desenvolver por todas as alunas nesse mesmo portfólio.
Em relação ao mesmo apenas gostaria de realçar que será um trabalho muito cansativo, mas bastante recompensador. Aliás, penso que é uma óptima estratégia de aprendizagem.

Para além do portfólio, falámos, ainda, acerca das competências. Para tal, lemos o texto “Key competences in the knowledge based society- a framework of eight key competences”. Inicialmente, quando soube que este texto estava escrito em inglês fiquei bastante assustada, afinal o inglês não é a língua estrangeira que eu domino perfeitamente. Mas, apesar dos meus medos e do obstáculo linguístico, percebi perfeitamente o texto e consegui distinguir competências de competências chave.

Tal como diz Raquel Maio, uma colega "curriculista", “competência é o uso do conhecimento numa determinada situação/problema, transferência, mobilização de conhecimentos/atitudes/
procedimentos para uma situação concreta. Demonstra-se quando se é capaz de lidar com situações imprevisíveis. A competência é vista como um saber-fazer, como um saber agir face a uma determinada situação, ligada à função” e “competências chave são as competências sem as quais não se sobrevive”.
Ao pesquisar sobre este tema encontrei alguns sites interessantes nomeadamente:

Tal como as aulas anteriores, esta foi uma aula muito importante para mim. Tive algumas dificuldades na leitura do texto relacionado com as competências, mas esta dificuldade foi ultrapassada com alguma facilidade. Portanto, faço uma avaliação muito positiva desta quinta aula.
Por hoje é tudo até para a semana... E o que será que acontecerá para a semana que vem???

Veremos...