3/23/2006

.... a quarta aula ...

Aqui estou eu novamente pronta para partilhar
as minhas reflexões...


A quarta aula, tal como a aula anterior, foi muito importante para mim. Isto porque esclarecemos as dúvidas, acerca dos objectivos e competências, da forma como planificar e, por fim, dos tipos de avaliação, que ainda persistiam.

Na realidade, eu tinha dúvidas em relação aos diversos tópicos mencionados e esta aula permitiu-me esclarecer todas. Penso que este tipo de aulas são muito importantes para nós alunas, uma vez que nos permite esclarecer lacunas existentes que por vezes nos impedem de evoluir e, mais grave, nos induzem a cometer erros graves (como os que eu cometo frequentemente).

Em relação aos objectivos tinha imensas dificuldades em perceber quais os do professor, quais os do aluno, quando os utilizo e, fundamentalmente, como escreve-los correctamente. Com esta aula apercebi-me de como estava errada em alguns aspectos e como estava certa noutros. No entanto, penso que seria extremamente importante fazermos um exercício prático sobre este importante elemento do currículo, como por exemplo: perante um determinado tema e um determinado modelo construir objectivos adequados ou verificar se os objectivos utilizados estão correctos, se não o estão o que modificar, exercícios deste género para consolidar os conhecimentos.
Tal como nos diz Rocha (1993, pp. 6), “a melhor maneira de identificar e satisfazer necessidades humanas é através da aplicação racional do conhecimento comprovado”.
A explicação sobre os modos de planificar e os tipos de avaliação também me ajudaram bastante a compreender e a distinguir o que devo e o que não devo fazer perante a elaboração de um projecto.

Por fim, acabámos a análise do projecto, enunciando sugestões de alteração ao projecto estudado. Algumas destas alterações passam pelo modelo a utilizar, a planificação, o tipo de actividades a utilizar, o rigor a nível da linguagem e, também, as técnicas de avaliação.

Na verdade, toda a aula foi, muito, mas muito, importante para mim. Agora só espero poder colocar em prática todos estes conhecimentos que adquiri e, claro, não me enganar!
Penso que esta aula foi indispensável no meu percurso como aluna. Aliás, não quero exagerar, mas penso que a posso caracterizar como
FULCRAL.

Por agora é tudo, voltarei novamente com boas notícias quanto às minhas aprendizagens, às minhas dificuldades, à forma como as ultrapasso, enfim, tudo aquilo que me permite evoluir.